Emanuelle Rodrigues dos Santos, "O perigo de uma história única das literaturas africanas em língua portuguesa" In Fernanda Gil Costa e Inocência Mata (Org.), Colonial/Post-colonial: writing as memory in literature. Lisboa: Edições Colibri, 2012.
Biblioteca Faculdade de Letras da UL (cota): 821.134.3.09 COS,F
Resumo: É pelo prisma dos estudos pós-coloniais que as literaturas africanas em língua portuguesa vêm ganhando seu lugar em meio à cultura ocidental. Na medida em que relê a história dessas literaturas considerando as dinâmicas de poder que conferem voz ou condenam ao silenciamento presenciamos, com um misto de entusiasmo e excitação, as formações dessas literaturas nacionais.
Entretanto, hoje, mais de trinta anos depois das independências de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, ainda conhecemos suas literaturas tal como permitem as atuais dinâmicas de poder. Assim, a comunicação que segue pretende discutir as atuais dinâmicas de poder acabam por promover aquilo que a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie chamou de the danger of a single story aplicado, aqui, às literaturas africanas.
Sem comentários:
Enviar um comentário